A educação nutricional é de fundamental importância, principalmente para atletas e praticantes de atividades físicas, especialmente quando em períodos de treinamento intenso, que consomem quantidades elevadas de gordura e pequenas de carboidrato.
Portanto, a dieta de um praticante de atividades físicas deve atender aos gastos energéticos, fornecer um balanço adequado de proteínas, lipídios e carboidratos e atingir as recomendações de micronutrientes.
Quem pratica atividade física e pode se valer de uma dieta equilibrada e ajustada ao seu treinamento, podendo esta ser associada a produtos que possam vir a atender às suas necessidades complementares, ou seja, que a dieta convencional não foi capaz de suprir, terá maiores chances de chegar à vitória.
Só não podemos é deixar de observar se a dieta, somada à utilização de determinadas substâncias, não irá colocar a nossa saúde em risco.
Além disso, na hora da escolha do melhor recurso ergogênico nutricional, temos que observar não só o custo benefício à saúde e/ou às finanças, o que também representa item importante dentro do nosso contexto social, mas se tal recurso apresenta efeito cientificamente comprovado, para tanto faz-se imprescindível um acompanhamento médico especializado.