A harmonia estética e funcional na odontologia moderna envolve o entendimento de que muitas vezes é necessária uma ação multidisciplinar norteada por especializações como Implantodontia, Periodontia, Prótese, Ortodontia, para um planejamento personalizado que atenda os anseios da população, ávida por um sorriso bonito. A orientação e planejamento oferecido por especialistas são fundamentais para que os resultados almejados sejam alcançados.
Muitos pacientes tem dúvidas quanto às possibilidades de tratamento, principalmente quanto à utilização de implantes, portanto se faz necessária uma breve orientação sobre o que é a Implantodontia.
Implantes dentários são artefatos de titânio que substituem as raízes dos dentes perdidos. Quando instalados, necessitam de um período sem carga mastigatória, para que ocorra um processo chamado ossointegração, quando o implante fica totalmente envolto e unido ao osso. Após este período, uma coroa é conectada ao implante.
Em algumas situações específicas é possível conectar uma coroa ao implante imediatamente após a sua instalação, o que geralmente ocorre nas regiões anteriores da boca. Nas regiões estéticas (anteriores) é possível, com os recursos da cirurgia plástica gengival, devolver a harmonia ao sorriso, conferindo à denominada “estética gengival”, mais ou menos volume, proporcionando o contorno gengival adequado aos dentes e às regiões de implantes dentários.